Você que aprender a divulgar a sua música? Chegou ao lugar certo, estamos iniciando uma série de postagens voltadas a você arista iniciante ou que já possui uma carreira, mas não decola.

Seguindo essas dicas de marketing artísticos adaptados para era digital, esteja você, em início de carreira ou até mesmo, que já possua um trabalho em desenvolvimento, será capaz de obter resultados surpreendentes na divulgação do seu trabalho musical.

As dicas aqui apresentadas, são fruto de análise de resultados obtidos em marketing digital, adaptados e testados no para divulgação artística, como também a partir do estudo de caso de grandes artistas e grupos, onde foi possível perceber a utilização das ferramentas e técnicas do marketing digital em seus trabalhos.

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Quais os benefícios desse modelo de marketing musical?

Você deve estar se perguntando se não se trata de mais uma promessa de “receita mágica”, logo vamos advertindo, que realmente não existem tais receitas, mas o que será apresentado nas próximas linhas, são técnicas testadas que necessitam de trabalho, persistência e dedicação. Ao aplica las corretamente, você terá os seguintes benefícios em sua carreira benefícios :

  • Identificação e desenvolvimento de um cronograma eficaz para o lançamento e divulgação de sua música junto ao público;
  • Gerar um “boom” de acessos ao seu material, ao contrário do processo normal de espera que te descubram;
  • Criação ou aumento de fãs, fiéis que continuem a acompanhar o seu trabalho frequentemente.

Antes de entramos diretamente nas dicas de como divulgar sua música de forma eficiente utilizando marketing digital. Primeiramente, convidamos a ler os erros comuns que levam inúmeros músicos a não conseguirem desenvolver um bom trabalho de divulgação.

Você pode se interessar por uma outra leitura interessante sobre distribuição musical. que vai aprofundar seus conhecimentos no tema e ajudar na sua carreira.

Como Colocar minha música no Spotify!

Por que a minha música não decola na internet? É por que você tá fazendo algo errado.

O principal erro está na forma que se iniciam os trabalhos de marketing musical online. A imensa maioria, inicia o processo de forma equivocada, de trás para frente, ou deixa escapar etapas fundamentais no desenvolvimento de suas campanhas de divulgação. Ou até mesmo não organizam uma estratégia para isso.

Vamos exemplificar diretamente que, com certeza, ficará mais fácil. Veja o exemplo a seguir:

Uma banda deseja se lançar ao mercado, ensaia, tudo certinho e por fim, decide lançar um conjunto de 10 músicas ou até menos. Os compositores caem pra dentro, escrevem umas 15 músicas, outros componentes e agregados podem chegar com mais 6 músicas bacanas de outros compositores, Dessas 21 músicas, selecionam as que vão compor o projeto.

Segundo passo, a banda vai para estúdio, gasta uma grana legal de forma que tudo fique o mais perfeito possível sonoramente. Deste conjunto de 10 músicas, escolhem aquela que vai ser a música de trabalho, e desta forma, gravam um clipe, pode ser bacana ou tosquinho, não faz diferença nesse momento.

Feito isso, pegam o clipe e jogam no You Tube, no Facebook, e Instagram. Por último, acendem uma vela para o santo de devoção e esperam ser encontrados pelo público ou por um produtor que reconheça o seu talento.

Essa forma já deu certo em algum momento, existem vários casos que esse método se mostrou eficiente. Mas pense que as formas de se consumir música mudaram muito nos últimos anos e ainda vão mudar muito mais. Ao continuar a apostar nessa forma de divulgação, você está diluído em um oceano de outros artistas que comente o mesmo equívoco de esperar que o público o encontre algum dia.

Por meio das estratégias aqui apresentadas, você desenvolverá uma campanha não só para o lançamento de seu trabalho, com maior eficiência, como também, formas de atração de público, relacionamento e fidelização deste público. Essa é a mágica do marketing digital adaptada a música, a qual já é feita por grandes artistas internacionais e nacionais.

Agora que você já percebeu o que pode estar dando errado, convido a continuar a leitura para conhecer a nossa metodologia e como aplica la.

Quem sou eu artisticamente? Definindo identidade musical!

Antes de pensar nos primeiros acordes, você precisa descobrir quem é você artisticamente. Mas como assim? Você ou seu grupo possuem um conceito artístico? Ou simplesmente decidiram sair tocando por aí. Qual a mensagem que desejam transmitir? Já definirão um posicionamento?

Conceito? Mensagem? Posicionamento? Que negócio é esse? Calma vamos abordar cada um desses itens, demonstrar sua importância e apresentar um passo a passo para definir cada um.

Mensagem

Antes de definir o que seja isso, o melhor a fazer é apresentar a pergunta correta. Qual a mensagem que suas músicas pretendem transmitir ao público. Como você vai se conectar com seus fãs?

A música tem uma força poderosa, devido a sua capacidade de transmitir mensagens e estimular sensações e desejos. Uma música pode causar alegria, tristeza, euforia, revolta, reflexão, paz entre outras sensações.

Vamos a um exemplo. Qual a mensagem que as músicas de Simone e Silmaria ou outra dupla ou cantora do “feminejo” transmitem? Como se conectam tão forte com seu público? Goste você ou não do estilo, falam diretamente as mulheres, tratam de traição, mas onde a mulher passa por cima e supera e em algumas letras dá o troco. Ou na figura feminina que é dona do seu nariz.

Existe uma mensagem presente, forte, que é capaz de causar emoções e conectar com seu público. Então pense,

  • Como você quer ser lembrado pelo público.
  • Quais são seus valores e ideais?
  • Com qual público você acha que você tem algo a dizer?

Definida a mensagem vamos agora para:

Conceito

Chegou a hora de dar uma cara a sua mensagem, tirar o que foi percebido como sua mensagem a ser transmitida e torna la visível e audível ao seu público-alvo. Para isso será preciso criar duas concepções:

  1. Conceito Musical
  2. Conceito Visual

Vamos definir como será a embalagem do seu trabalho, vai além do estilo musical a ser escolhido, mas como você vai apresentar o seu trabalho ao público, determine um padrão de cores, se a você ou sua banda vão usar algo mais retrô, ou será mais modernista modernista. Vão usar um chapéu de vaqueiro ou vai ser algo mais para ou universitário? Vamos nos remeter a algo mais punk ou vai ser algo casual e desconstruído.

Essa definição do conceito, deverá ser adaptada a todo seu trabalho, sendo desde a imagem que vai subir para o Spotify, passando pelo figurino, composições musicais. Lembrando que ela é a materialização e complementação da mensagem a ser transmitida.

Mas como buscar esse conceito? Pesquise, busque referências em outras bandas e cantores que estão dentro do seu nicho musical. Veja clipes no Youtube , busque referências de fotos e capas de discos e construa algo próprio,

Tome uma posição.

Em todos os momentos da vida, temos que tomar um posicionamento em relação a alguma coisa. Em nosso mundo, até mesmo as empresas possuem um posicionamento. Querem ser identificadas como respeitadoras da natureza ou que combatem o trabalho infantil entre outras possibilidades.

Um artista precisa se posicionar. E como ele faz isso, através de sua obra! Não será uma tarefa difícil neste momento. Já decidimos qual será nossa mensagem e qual será o nosso conceito. Agora é o momento de determinar e formalizar como queremos ser lembrados definitivamente pelo público.

Minhas músicas falam de amor, de paz ou de ódio? São de esquerda ou de direita? É exatamente isso! Determine uma causa que você ou seu grupo defendam. Em sua pesquisa para perceber um conceito, você vai perceber que mesmo os artistas e grupos que possam parecer sem um posicionamento, na verdade, possuem um. Mesmo a música que possa parecer mais frívola, apresenta uma posição. Mesmo que seja a liberdade de poder beber e festejar a noite inteira. Ela se posiciona pela liberdade de fazer o que der vontade, sem se importar com que vão falar.

como divulgar a minha musica_composições

Descobri meu eu artístico.

Você já possui o seu conceito, descobriu sua mensagem e se agarrou a uma causa, chegou a hora que você esperava, Vamos tornar essa identidade em música. Agora sim, chegou a hora de compor.

Se você já possui uma caminho trilhado e as suas composições, reveja o seu material, se ele realmente se identifica com seu eu artístico e selecione o melhor. Como também pode ser uma oportunidade para compor novos materiais.

Uma outra possibilidade, ou melhor oportunidade, é buscar compositores em sua região para a construção desse repertório. O que resultará na criação de uma network, uma rede de trabalho, convide outros compositores ou artistas para colaborarem, outro lado positivo nessa ação, é que com certeza, eles vão ajudar na divulgação do seu trabalho.

Continue lendo nossa série, em nosso próximo texto, vamos iniciar o planejamento de nosso marketing musical.

Como divulgar minha música – Começar o marketing musical