Estamos encerrando nossa série Como Divulgar minha música na internet, fazendo o lançamento a partir do zero. Vimos em nossos materiais anteriores, como construir nossa identidade musical e visual, como iniciar nossa presença digital. Chegando ao momento de conquistar uma audiência fiel.

Se você não leu os textos anteriores, aconselho, voltar desde a primeiro post da série, para você entender toda a estratégia aqui apresentada.

 Como já falei, esse é o nosso último post, voltado a organização do processo de produção musical, e preparação do lançamento da música. 

Se você nos seguiu até aqui, já deve ter verificado os primeiros resultados e já tem uma galera esperando o próximo passo, é sobre isso que vamos trabalhar agora. Boa leitura!

Produção Musical

Como divulgar minha música, chega a sua reta final! Fizemos todo nosso percurso de para chegarmos aqui, a produção e o lançamento de fato de nosso trabalho. Para isso temos ainda alguns passos a seguir. Mas totalmente voltados a produção musical, a gravação de fato.

 

  • Cronograma de Gravação

  • Orçamento

  • Produtores

  • Gravação

  • Conteúdo Real Time.

 

Organize todo cronograma do processo de produção musical, ensaios, tempo de estúdio, contato com produtor musical, todas as etapas que decorrem num processo de gravação e concilie com o seu cronograma de estratégia de divulgação, de marketing musical.

Você seguiu nosso conselho de organizar seu orçamento de divulgação de conteúdos, portanto deve ter uma reserva que poderá ser usada para a gravação. Agora sim chegou a hora de investir, de escolher de forma mais assertiva, dentro das suas possibilidades, até onde suas mãos podem chegar.

Não esqueça que todo o processo é simultâneo, mesmo com etapas e pré etapas a serem desenvolvidas. Nesse momento, o processo não para, ocorrendo de forma simultânea. Gravar não para o processo dos conteúdos, pelo contrário devem ser intensificados.

Portanto, organização e o uso consciente do orçamento, vai determinar como será realizado esse processo final.

Você desenvolveu tudo sozinho, ou com seu grupo até aqui, é possível crescer sozinho, você percebeu que é possível. Mas chega a hora, de buscar alguns profissionais mais capacitados ou que possam se dedicar exclusivamente a determinadas tarefas.

Um produtor musical, um gerente de marketing musical digital. Logicamente se você puder arcar com esses custos, caso contrário, busque parcerias, tente. Mas vale apostar nos profissionais certos.

Pesquise produtores musicais da sua região, faça uma lista de acordo com reconhecimento, habilidades e benefícios que você pensa obter ao trabalhar com eles, e faça orçamentos. Caso, você pense ou seus recursos não possibilitem tal investimento, aposte num home studio e faça um som de qualidade.

Mas avalie a possibilidade de investimento pelo menos para o single, a música de trabalho. No caso do marketing musical, na divulgação de sua música na internet, pense, também em investir em um profissional ou agência que desenvolva sua presença digital.

Desenvolver imagens, produzir textos, acompanhar métricas, avaliar, validar resultados. Como você viu ao longo da série, é um processo trabalhoso, nos da Berimbau Digital, temos vários modelos e pacotes que podem ser implementados dentro da dua realidade.

Gravação, é o momento de consagração de todo um trabalho, ao longo desse trabalho, você prometeu ao seu público um trabalho de qualidade, que foi fruto da contribuição dessa galera, que já deve estar ansiosa pelo resultado final. Então não se trata de uma gravação, mas sim a GRAVAÇÃO!

Conteúdo Real Time e processo de expectativa! Nesse momento seu público esta tinindo, você tem uma comunidade, você tem novas pessoas chegando aos conteúdos que já foram lançados e seguindo os novos, chegou o momento de criar a expectativa do lançamento. Dentro do cronograma criado, estabeleça uma dead line, o dia do lançamento.

Registre cada momento importante, visita a estúdio, fechamento e divulgação da playlist, ou crie a expectativa da divulgação do resultado do concurso de definição das músicas, grave uma live com o momento do fechamento de contrato com o produtor musical. Divulgue e convite alguns membros da comunidade para a sessão de fotos da capa. Faça uma contagem regressiva um Save of Date (guarde essa data).

No dia de lançamento do clipe ou do E.P, faça uma live na comunidade em um horário específico e solte o clipe. Divulgue onde a música pode ser baixada, se está no Spotify etc… e depois lance na sua fã page, e comece tudo de novo para promover seu trabalho e iniciar um novo.

Agora que você fez todo o processo de lançamento de sua música, criou um público fiel, uma comunidade de seguidores que tende a crescer, chegou a hora de distribuir sua música! Veja nosso texto ….

 

Como divulgo minha música no Spotify

Começar tudo de novo.

 

Todo projeto, é caracterizado por início, meio e fim. E chegamos ao final do nosso trabalho de lançamento de sua música do zero! O lançamento foi feito. Agora, voltamos a início, com um novo projeto, divulgar nosso trabalho de forma eficaz, para que possa gerar oportunidades de novos acessos, novos membros na comunidade, e fechamento de shows.

Um novo cronograma deve ser construído levando em consideração essa nova fase. Programe o período de vida desse trabalho. Quanto tempo esse single ou E.P vai ser desenvolvido, e comece a pensar em seu novo futuro trabalho.

Uma sugestão, antes de tornar pública a data do lançamento de sua música, tenha a sensibilidade do melhor momento de acordo com a expectativa do seu público. Sinta a sua galera! Quanto maior for o engajamento e a sensação de ansiedade, melhor será seu lançamento e a divulgadas desta data.

Vamos encerrando nossa série, como divulgar sua música. A você que nos acompanho até aqui, vamos nos despedindo e dando nossos votos de muito sucesso.

Caso tenha gostado de nosso material, deixe seu comentário, e até mesmo, críticas e proposta de pautas. Pretendemos retornar futuramente com novos conteúdos sobre o tema. Até breve.

Veja Todos os textos da Série.