Neste terceiro post da série Como divulgar minha música, vamos abordar como o funil de engajamento  pode ser utilizado para atrair, engajar o público e conquistar fãs que serão importantes não só para nosso lançamento como para toda nossa carreira.

Marketing Musical, atraia fãs com funil de vendas!

como divulgar minha música do zero

Você perdeu algum texto anterior? Para compreender toda a proposta e toda estratégia de lançamento, leia os 2 textos anteriores:

Como divulgar minha música – dicas do que fazer antes de gravar

Como divulgar minha música – Começar o marketing musical

Funil de Marketing Musical – Funil de Vendas

Como descrito anteriormente, o nome dessa estratégia é Funil de Vendas, ela é umas das estratégias utilizadas no marketing de conteúdo. Apesar de seu nome que pode causar estranhamento aos mais puristas ou revolucionários (que nome mais capitalista!).

Esse momento nos exige o despir de nossos preconceitos. Mesmo que não deseje, estamos falando de um processo comercial e industrial. A indústria musical onde por meio de um processo comercial, o artista vende sua arte, seja por views no You Tube, acessos no Spotify ou venda de shows.

Esta ferramenta empregada no marketing digital de empresas pode ser adaptada para a divulgação de trabalhos artísticos, a sua real função é a geração de oportunidades de negócio.

Como apontado anteriormente, o nosso funil se divide em 3 etapas. ATRAIR, FIDELIZAR e ENGAJAR. Esse percurso para a produção de conteúdos e ações de divulgação, deve ser pensado, tanto para as atividades online como também para as offline.

Quando falamos sobre produzir conteúdos, apresentamos a proposta de produzir um canal de vídeos e na criação de 3 a 4 programas. Defina a partir das suas mensagens, as quais programas ou textos, podem ser atribuídas as funções as funções de Atrair, de fidelizar e de engajar.

Caso você perceba que alguma das funções não foi contemplada, pense na construção de um conteúdo para essa função.

  • Como posso atrair um público? (tutoriais de como tocar, dicas e comparações entre instrumentos, opinião sobre um tema…);
  • Como posso fidelizar ? ( enquetes, promoções, tutoriais avançados, webnars…)
  • Como engajar? (criação de comunidade exclusiva, grupo fechado nas redes sociais, promoções e convites a ensaios abertos, enquete sobre playlist ….)

São alguns exemplos de alguns conteúdos que podem ser desenvolvidos para cada uma das etapas do nosso funil de marketing musical.

Como você pode perceber na imagem acima, o funil é um processo que inicia por conseguir a atenção do público para o seu conteúdo. E ao longo da estratégia, vamos qualificando essa audiência, por meio de seu engajamento em novos níveis, onde ao final, em nosso caso, temos uma comunidade de fãs.

Feedback e Comunidade

 

O sucesso para qualquer trabalho com o público, está na resposta que esse proporciona, o FEEDBACK. Todo o material que for lançado deve considerar o Feedback, Afinal só cresce, só se desenvolve aquele que possui consumidores, e no setor musical não se faz diferente. Sem consumidores da sua música, sem fãs, não há carreira.

Você pode ter a melhor música do mundo, mas se ela está fechada em uma gaveta ou perdida entre os milhões de vídeos do You Tube, de nada adiantará seu esforço criativo.

Portanto, ao final de cada texto criado, cada vídeo produzido, você vai pedir ao seu público para dar um feedback, comentar, apresentar opiniões sobre o conteúdo, apresentarem temas que podem ser abordados futuramente em novos programas. Interaja com seu público!

Esse procedimento, não apenas servirá como forma validação dos formatos desenvolvidos, verificação do que está dando certo, serve também para verificar aquilo o que você não deve mas perder tempo e investir recursos, seja para jogar fora ou para reformular o formato.

Ainda temos uma outra oportunidade importante nesse processo, em momentos de crise de criatividade, temos por meio da resposta do público e de suas contribuições, a constituição de uma pauta relevante. Invés de tentar adivinhar o que ele deseja encontrar, o próprio público nos comunica o que deseja de conteúdo.

Um exemplo, crie lives ou vídeos de tributo a um artista, ou como tocar determinada música, seja ela de outro artista ou autoral, e peça a opinião do público de qual seria o próximo tributo ou tutorial.

Mas atenção, não estamos apresentando a proposta de você ou sua banda ouvirem tudo que o público deseja. Mas ter atenção ao retorno gerado. Vamos a partir do velho problema do “Toca Raul!”, se você é um artista, que não tem um trabalho que não possui nenhuma identificação com Raul Seixas, não é porque o público pediu que você vai fazer. Mas se rola uma identidade, se você gosta, por que não fazer um tributo, ensinar a tocar Guita, ou fazer um vídeo ou texto falando de como foi influenciado pelo Raulzito.

COMUNIDADE – chegamos a algo mais restrito. Atraímos uma galera, criamos uma interação com a nossa galera. Entre essa galera teremos os que sempre estarão presentes ou os mais constantes, os mais engajados. Chegou a hora de contemplar quem está sendo fiel.

Sendo prático, crie um grupo fechado no Facebook, onde somente essa galera tenha acesso a conteúdos exclusivos, fique sabendo das novidades em primeira mão. Live de ensaios somente para eles, que serão disponibilizadas que podem ou não ser disponibilizadas ao público, mas essa comunidade viu primeiro. São exemplos de conteúdos que podem alimentar essa família que se forma.

Trate esse povo com muito carinho, mas sem esquecer dos demais. Porém, essa galera já passou por todas as fases de nosso funil de marketing musical. São os que comentam sempre ou com maior constância, é a galera que compartilha seus conteúdos. Portanto, são eles, com certeza possuem maior probabilidade de baixar suas músicas e comparecer aos seus shows.

Uma dica, crie experiências pessoais! Sorteio de idas ao camarim, ingressos, oficinas de música para pequenos grupos. São bons exemplos de possibilidades de ações para esse grupo, como também a velha receita do almoço com o fã.