Patrocinar o carnaval, as leis de incentivo podem ser a solução para blocos e escolas de samba. Veja algumas dicas e informações importantes para salvar o orçamento do seu carnaval.

patrocinio do carnaval leis de incentivoPatrocínio do Carnaval, vêm se tornando uma dor de cabeça para os diretores de escolas de samba e de blocos carnavalescos. Sobretudo pelo crescimento da festa, a qual demanda, cada vez maiores recursos de execução, bem como pela exigência de maior profissionalismo na gestão do carnaval. Portanto, neste artigo, vamos apresentar, como obter financiamento para o seu carnaval, por meio das leis de incentivo.

Carnaval Se Agigante e Profissionaliza.

financiamento carnaval berimbau digital

Antigos desfiles na Av. Pres. Vargas – Rio de Janeiro.

Ao viajarmos no tempo, seja na memória ou nos vídeos do You Tube, buscando os carnavais das décadas de 1980, e compararmos com os dias atuais. Veremos o quanto a festa se agigantou. A própria criação da Cidade do Samba é um sintoma dessa realidade.

A cidade do Samba é uma verdadeira fábrica de carnaval, funcionando praticamente o ano inteiro, com centenas de profissionais de várias habilidades envolvidos. Eletricistas, costureiras, aderecistas, marceneiros, entre outras funções, se fazem presentes no desenvolvimento de um desfile.

Segundo dados apresentados em reportagem da Agência Brasil, o carnaval do Rio de Janeiro, foi capaz de atrair em 2017 o equivalente a R$ 3 bilhões em impostos. Em outras palavras, seja por meio do desfile das escolas de samba ou dos blocos, O carnaval se tornou uma atividade econômica importante em nosso país.

Essa importância, deve ser reconhecida, tanto pelos gestores públicos, como também pelos próprios gestores das organizações relacionadas ao carnaval.

Portanto, afirmamos que o carnaval virou um grande negócio!

como conseguir patrocínio no carnaval

Carnaval envolve vários profissionais, soldador produzindo estrutura de carro alegórico

Não é uma visão depreciativa, mas é fato que temos custos elevados em seu desenvolvimento. Pagamento de salários aos profissionais envolvidos, custos de materiais para alegorias e adereços.

Dessa forma, já é fato que a realização das tradicionais feijoadas e rodas de samba, já não são mais, fontes que possam garantir a realização do desfiles de carnaval.

Mas como superar isso? Com investimento Público?

Em algumas cidades, as celebrações do Rei Momo, contam com verbas, com financiamento público, oriundos das prefeituras e governos estaduais, em alguns casos, contemplando escolas de samba e blocos carnavalescos, em outros, estes recursos são focados apenas na principal atração local.

Entretanto, ao longo dos anos observamos uma redução nos valores dessa modalidade de financiamento direto do carnaval, seja motivado por crises econômicas ou até mesmo por pressão popular, grupos que não aceitam como justa o gasto de dinheiro público com o carnaval. Vide o caso carioca do primeiro ano de mandato do Prefeito Marcelo Crivella, onde as duas possibilidades se encontraram.

O corte das verbas destinadas ao carnaval carioca, tiveram como motivos apresentados, a redução de custos, devido a crise do município e por sua vez, obtiveram um grande eco junto a uma parcela da população, que apoiou a decisão, devido a justificativa de investir os recursos cortados em saúde e educação.

Segundo os diretores de escolas de samba, no período, Em todos os grupos em que o carnaval carioca se organiza, do grupo especial ao acesso D, os recursos que foram destinados, não bastavam para a realização dos desfiles.

Qual foi a solução encontrada, já que os boletos não param de chegar e temos que colocar o carnaval na rua! Utilização das leis de incentivo a cultura. A solução mais utilizada foi a lei Rouanet. Vamos ver como isso é possível?

Leis de incentivo podem salvar seu carnaval.

Primeiramente, temos que entender o que são as leis de incentivo.

São leis, presentes nas 3 esferas de governo, Federal, Estadual e Municipal, que permitem que empresas privadas, invistam parte dos valores de seus impostos em atividades culturais. O governo não passa dinheiro algum, quem patrocina é uma empresa.

Para poder ter acesso a essa modalidade de patrocínio, o bloco carnavalesco ou escola de samba, deve apresentar um projeto de execução e realização do carnaval, de preferência com um ano de antecedência, com a proposta de desenvolvimento e custos do projeto.

A utilização dessas leis de incentivo, sejam a Lei Rouanet (Federal), a Lei do ICMS (estadual) ou lei do ISS (Muncípio), no caso do Rio de Janeiro. Não são novidades no carnaval. Em pesquisa no portal da lei rouanet  é possível ver que a anos, blocos e escolas de samba de várias regiões do país, tem utilizado esta lei para conseguirem patrocínios para seus desfiles.

A lei estadual de financiamento a cultura, possui cotas específicas ao carnaval, com limites de patrocínio, entre R$ 30,000,00 a R$ 50.000,0 para blocos de médio porte.

Porém, voltamos ao pôrque nosso texto se iniciou falando sobre profissionalismo na gestão do carnaval. Esses recursos, devem ter seus custos comprovados, por meio de apresentação de prestação de contas. Como também, as organizações que desejam se utilizar dessa alternativa, devem estar com toda sua documentação, seja ela fiscal ou jurídica, em total legalidade e normalidade.

No próximo ponto, vamos ver alguns exemplos de quem conseguiu se beneficiar das leis de incentivo e conseguir patrocínio para o seu carnaval com a utilização da lei Rouanet.

Exemplos de quem captou

como elaborar projetos culturaisA seguir, vamos ver alguns exemplos de blocos e escolas de samba que apresentaram projetos a lei Rouanet.

Encontramos exemplos de todas as escolas do Especial, que citaremos algumas, mas também são encontrados exemplos de escolas dos grupos de acesso.

Rio de Janeiro

  • GRES Grande Rio
  • GRES Vila Isabel
  • Liesa – RJ – (Realização de ensaios técnicos)
  • Salgueiro
  • Portela
  • GRES Tradição
  • GRES Arame de Ricardo
  • GRES Arranco
  • GRES Lins Imperial

Em São Paulo podemos mencionar o exemplo da Mancha Verde, que em 2018, captou o equivalente R$ 2,5 milhões, junto a Crefisa para a realização de seu carnaval. Segundo dados do portal da Lei Rouanet.

Na categoria dos blocos carnavalescos, nossa lista pode abranger exemplos de diversas regiões do país, dos blocos cariocas Mulheres de Chico, Monobloco, passando para Salvador onde os tradicionais Olodum, e Filhos de Gandhy, já se utilizaram ou utilizam da Lei Rouanet como alternativa para o financiamento do seu carnaval.

Como fazer

Cada lei de financiamento a cultura, possui suas características e formatação próprias para apresentação de propostas. A seguir, vamos apresentar dicas que podem servir de base orientadora para criação de seu projeto de captação de patrocínio.

  1. Primeiro verifique a regularidade de sua documentação, se existem algum tipo de pendência junto ao INSS, e outros impostos e contribuições federais, estaduais e municipais, caso esteja tudo certinho, tranquilo. Caso contrário, corra para solucionar esses problemas. Não esquecendo, estatuto, certidões e atas, também devem estar regularizadas.
  2. Comece a estruturar sua ideia em tópicos:
  • Quem faz?
  • Onde ?
  • Quando?
  • O que será feito?
  • Como será feito?
  • Para quem?
  • Será gratuito?
  • Quanto tempo para fazer tudo! (início, meio e fim)
  • Liste as necessidades
  • Quanto vai custar?

Já temos um esqueleto base do projeto. Agora é hora de organizar nosso projeto em um formato base que poderá ser adaptado aos diversos modelos exigidos de acordo com as leis de financiamento.

  • Apresentação – Aqui você colocar o que você deseja fazer, é o cartão de visitas do seu projeto, seja sucinto e direto, mas não esqueça de detalhes importantes sobre a sua ação.
  • Objetivos – Aqui você vi detalhar quais são os objetivos que você pretende alcançar, exemplo : realizar um desfile de bolco carnavalesco, que reunirá 500 pessoas onde as atrações serão gratuitas;
  • Ficha Técnica – A relação de profissionais envolvidos, suas aptidões e currículo. Vale colocar aqui a figura de um produtor cultural ou alguém que tenha habilidades de gestão dos recursos e do projeto. Fica a dica.
  • Orçamento – Aqui começa a ficar mais sério o processo, neste item, você deverá ter listado tudo que você precisará, fazer o levantamento de preços, realizar cotações de fornecedores, custo de profissionais e impostos envolvidos. Depois organizando em planilha excel, colocar quantidades, valores de cada item, assim chegando ao valor total do seu projeto.
  • Cronograma de Execução – Neste item, você deve detalhar todos os processos para realização do projeto, desde a contratação de profissionais, busca de licenças para o desfile, período de captação de patrocinadores, realização dos adereços e fantasias, chegando ao produto final, que será a realização do desfile. Uma dica que facilita e realizar o cronograma de trás para frente. Estabeleça o dia do desfile, ou quando vai cair o carnaval do próximo ano, a partir desta data final, vir construindo até o momento da escrita do projeto, cada uma das etapas, dentro do período que for necessário para execução. Uma outra dica, é organizar em 4 etapas, pré – produção (período onde você vai começar a organizar tudo, contratar, obter licenças …) produção (momento de construção do carnaval), execução (dia do desfile – o que será feito e gasto neste dia) pós – produção (atividades após a execução, como desmonte de alegorias, prestação de contas e ultimo pagamentos de profissionais e impostos).
  • Contatos e dados do proponente – Reunir informações da organização ou pessoa que apresenta o projeto e que se responsabilizará pela execução. Além dos dados de contato da mesma, seja para apresentação para as leis de incentivo ou futuros patrocinadores.

Você quer maiores dicas de como escrever um projeto cultural, veja nesse manual elaborado pelo SEBRAE, quem vem explicando, passo a passo como escrever o seu projeto.

Estamos chegando ao final de nosso post, esperamos ter ajudado a você a entender não só como as leis de incentivo são uma alternativa para busca de recursos para a realização do seu carnaval. Como também a necessidade de uma visão mais profissional na gerência desse novo negócio, Afinal, não se trata apenas de uma festividade, mas de uma atividade relacionada a economia cultural, que envolve geração de emprego e renda, movimentando milhões, via investimentos e impostos.

Caso tenha dúvidas e sugestões entre em contato conosco, que a sua dúvida ou sugestão poderá virar uma matéria ou material educativo.

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