Agora começa o marketing musical.

Agora sim marketing digital para música. Até o momento, falamos de como construir uma identidade para o trabalho. De forma a evitar um dos erros comuns em carreiras artísticas. Agora que evitamos a perda de tempo copiando modismos ou se violentando por fazer o que não é “a sua cara”, vamos agora atrás de alcançar nosso público.

Neste ponto é necessário não queimar etapas. Vamos de forma gradual estabelecer nossos canais de comunicação, e definir os conteúdos a serem apresentados. Para inciar temos definir alguns pontos importantes nesse momento, são eles:

  1. Conteúdo é tudo! E deve ser relevante;
  2. Disciplina é organização são fundamentais;
  3. Se relacione com seu público;
  4. Periodicidade na produção de divulgação de conteúdos;
  5. Pense fora da caixa!

As estratégias de agora em diante apresentadas aqui, fazem parte de um processo denominado Funil de Vendas, o qual você podem ouvir com outros nomes, funil de engajamento ou funil de público ou outros nomes adaptados para o meio musical. Nós da Berimbau digital, vamos chamar de funil de vendas mesmos.

Ele consiste em três etapas, topo, meio e fundo do funil. Onde cada uma dessas fases, corresponde a um objetivo da seguinte forma:

  • Topo – Atrair o público;
  • Meio – Engajar esse público;
  • Fundo – Fidelizar o público.

Em nosso caso podemos qualificar o funil de vendas , ou nosso funil de marketing musical da seguinte forma:

  • Topo – Atração de audiência;
  • Meio – Audiência assídua
  • Fundo – Fãs

    Mas vamos voltar a esse tema, de forma mais aprofundada mais adiante; Agora vamos falar de…

Produção de Conteúdos para Marketing Musical

O conteúdo é a chave para nosso sucesso. Entretanto não podemos deixar que o entusiasmo ou falta de um dos 5 itens apresentados anteriormente, atrapalhe tudo que foi desenvolvido até agora. Os erros mais comuns nesse momento, estão relacionados ao que foi descrito no início. Cria se a presença online, jogasse o clipe e depois se esperam resultados e se abandonam os canais de divulgação.

Não são feitas novas publicações, não são feitas interações com o público. A página do Facebook ou canal do You Tube está lá, criando teia de aranha e pronto. Para que isso não ocorra, é preciso disciplina e organização.

Vamos partir do princípio de uma situação onde o artista está começando do zero. Caso já possua sua presença online, faça uma repaginada de acordo com nossas dicas.

  • Crie sua presença online – Página do Facebook, Canal do You Tube, Instagram e se julgar necessário um Soundcloud.
  • Crie um site/blog, mesmo que gratuito no WordPress, com as seguintes páginas, home, quem somos, agenda de shows, novidades (blog) e contato.
  • Ainda não lance seu clipe de trabalho novo.

Mas como? Se não vou colocar meu novo clipe eu vou colocar o que?

Vamos lá a sua resposta, varie seu tipo de material, no caso dos vídeos, crie 3 a 4 quatro programas mesmo que curtos. Algo sobre a banda, um ensaio, e uma música própria que não seja ainda o clipe. Faça o upload para seu canal do You Tube e Para o Facebook.

Em um primeiro momento, será necessário subir seus vídeos para as duas plataformas, futuramente, passe a postar seus vídeos somente no You tube e faça chamadas com imagens para o Facebook e Instagram de forma a direcionar os visitantes para o seu canal.

Entretanto não abandone seu Facebook, utilize sua página para se relacionar e engajar os seus seguidores.

Seu conteúdo não será apenas de vídeos de músicas, varie suas publicações tanto no canal como na página. Quais são os conteúdos que você pode utilizar, os formatos a serem testados são:

  • Textos (varie bastante, comentários relevantes sobre a cena musical, dicas sobre música e instrumentos, que devem ser publicadas no blog do site e divulgadas na página e no perfil do Instagram com uma imagem de chamada ou um vídeo de chamada e o link de direcionamento para o site)
  • Imagens e fotos ( fotos de ensaios, de instrumentos da banda, de apresentações, imagens inspiradoras, trechos de suas músicas ou de outros artistas que te influenciam associado a imagens que relacionem ao texto, imagens relacionadas a datas importantes da música);
  • Vídeos (músicas autorais, músicas em tributo a algum artista que te influencia, tutoriais de como tocar músicas e terceiros ou as suas músicas, ensaios, live de ensaios)

Mas como vou filmar?

Hoje é possível realizar gravações de qualidade utilizando smarthphones, se necessário vale a pena investir em um tripé, como também já existem aplicativos que transforma o seu celular em uma filmadora. Portanto comece hoje, não há desculpa. O próprio You Tube está repleto de tutoriais de como fazer clipes e outras filmagens com celulares.

Mas não vão roubar minha música?

Hoje a questão referente ao direito autoral, possui um maior flexibilidade para comprovação do real autor de uma obra. Se antes o dono era comprovado apenas pelo registro da obra. O que sempre deve ser feito, hoje a divulgação por vídeo que seja realizado antes do registro formal, serve de comprovação de autorial da obra.

Portanto coloque suas músicas na rede sem medo, mas não esqueça de registrar formalmente suas composições. Para evitar desgaste e stress futuramente.

Não esqueça de se comunicar com sua audiência.

Reserve um tempo para responder comentários, mesmo os críticos, crie empatia e relacionamento com quem está visualizando seus conteúdos.

Custos, defina orçamento de divulgação.

Elegemos o Facebook como nossa principal ferramenta de relacionamento com nosso público, a escolha se faz devido a sua maior variedade de possibilidades de interação, se o compararmos com o You Tube e Instagram. Além das páginas, podemos criar enquetes, criar grupos abertos, grupos exclusivos (fechados) que serão importantes mais adiante em nossa estratégia

A versatilidade de formatos de conteúdos, também se torna um fator favorável para o Facebook, que além de textos e imagens, também aceita vídeos. Mas a criação de Mark Zuckerberg possui um lado cruel, que poucas pessoas conhecem. Apenas 0,4% dos seus amigos na rede social ou de seus seguidores tem acesso ao seu conteúdo orgânico (não pago).

As outras redes sociais ou canais de distribuição que vamos usar, permitem que utilizemos técnicas para que possamos se encontrados por uma parcela imensa de pessoas de forma orgânica com maior facilidade.

No You Tube – utilize tags relevantes e palavras -chave apropriadas para o conteúdo, escreve um título interessante e chamativo, como também faça um texto de descrição que chame ao público a assistir ao conteúdo.

Instagram – Utilize hashtags, é a forma pela qual o seu conteúdo vai aparecer para outras pessoas além dos seus amigos, de acordo com temas que são do interesse e que recorrentemente vem sendo curtidas ou utilizadas pelos usuários.

Portanto, se existe a possibilidade de gasto com promoção de anúncios na internet, dedique esse orçamento ao Facebook por meio de impulsionamentos. Defina um valor o qual não faça falta ao seu orçamento pessoal e faça esse tipo de divulgação de foma recorrente.

Defina um cronograma.

Você chegou até aqui, teve todo esse trabalho, não foi para deixar tudo morrer. Portanto não deixe suas redes sociais e seu site criarem teias de aranha, com longos períodos de inatividade. Você trabalhou tanto para atrais audiência, então mantenha essa audiência informada.

Para isso, defina um cronograma para criação de conteúdos, publicações e para se relacionar com sua audiência. Se organize de forma a não atropelar seu trabalho como também, para não permitir o surgimento de longos períodos de silêncio.

Veja uma periodicidade que seja confortável, estipule quantos conteúdos mensais serão produzidos, qual o período será mais confortável para publicações. Para isso, abra uma planilha excel ou até mesmo uma folha de papel e estipule suas atividades semanais e suas atividades mensais.

Qual o modelo perfeito?

Não existe modelo perfeito para marketing digital. A resposta vem a partir de testes e da análise de resultados. Mas como fazer essas análises? No caso do marketing digital, voltado para a divulgação de um trabalho ou de uma marca, podem ser utilizadas as mesmas unidades de parâmetro que o marketing de conteúdo utiliza para outros serviços relacionados a reconhecimento de marca e divulgação de produtos. Quais são:

  • Facebook – Números de seguidores, números de curtidas na página;
  • Instagram – Número de seguidores
  • You Tube – Número de assinantes do canal
  • Site – Número de acessos ao site.
  • Conteúdo – Compartilhamentos, interações, curtidas, comentários, visualizações, coraçãozinhos a depender da plataforma em questão, determinam quais os conteúdos estão apresentando melhores resultados.

Nunca descarte uma possibilidade antes de testar, coloque a ideia em prática, acompanhe e avalie, se o resultado não for o esperado, reavalie, faça uma adaptação, mas que não jogue fora sua identidade e teste um novo formato.