Como lançar minha música do Zero!

Estamos chegando ao penúltimo post de nossa série, de como divulgar minha música na internet.  Se você seguiu as nossas dicas, já deve ter uma base de audiência, até mesmo uma comunidade engajada.

Estamos chegando a fase de preparação da expectativa do lançamento de nossa música. Agora chegou a hora de criar conectividade com essa galera. Vamos ver como?

Conectividade manter -se plugado com o público!

 

Se você continua com a leitura até aqui, deve estar percebendo alguns avanços decorrentes e nossa estratégia. A sua identidade artística já ficou clara, tanto para você como para seu público. Eles já estão entendendo a mensagem existente em seu trabalho. Criamos uma conectividade com o público, agora é chegada a hora de manter esse plug ligado. Alimentando essa comunidade.

Se você caminhou até aqui, percebeu que foi um trabalho árduo para se deixar de lado e começar a errar agora. O público que foi atraído pode apresentar diversas formas de interação e engajamento. Cabe a você ter a sensibilidade para interpretar corretamente os sinais apresentados. Mesmo quando não houver interação, temos o sinal da necessidade de reavaliar nossos conteúdos e apostar não apenas no descarte, como na possibilidade de uma adequação, uma nova roupagem que promova um maior engajamento.

divulgando sua musica

Repertório

No início apresentamos o caminho que normalmente os artistas fazem. Escrevem músicas, gravam, fazem um clipe e lançam o vídeo no You Tube e esperam a sorte de serem encontrados. Apresentamos um outro caminho a ser percorrido até aqui.

Após a descoberta da identidade musical, chamamos você a compor, a buscar outros artistas e compositores, a criar uma cena, uma network. Se você seguiu até agora, deve ter um número expressivo de composições. Que tal validarmos junto a sua comunidade de fãs?

Chame sua comunidade a decidir quais músicas devem estar presentes no seu E.P., mas como?

  • Crie lives com as músicas que você compôs, ou selecione um número interessante que você possa produzir os vídeos;

  • Nada de superprodução, você ou banda, com qualidade de som, tocando ao vivo, a quantidade de músicas você define, 1,2,3 por semana ou todas. Você decide.

  • Explique o por que a música foi feita, a história e mensagem;

  • As lives devem ser primeiramente destinadas a sua comunidade, seu grupo fechado;

  • Peça que votem, criem uma playlist de quais músicas devem estar no trabalho final;

  • Edite as lives e suba para sua Fã Page e canal You Tube;

  • Veja os resultados da votação, a partir desses dados você pode selecionar a sua música de trabalho! Aquela que você vai produzir um clipe e se jogar de cabeça!

Autoridade e Presença Digital

 

Esse processo foi iniciado desde a primeira postagem de conteúdo que você fez, agora chegou a hora de intensificar essa presença, estamos as portas do lançamento do seu trabalho! Se o termômetro não apontar que você não esta “quente” na vida das pessoas, todo processo de lançamento pode ser prejudicado.

Humanizar seus conteúdos pode ser um diferencial interessante, utilize as redes sociais para mostrar seu dia a dia, momentos legais que não exponham sua privacidade, você brincando com seu filho ou sobrinho, aquisição de um novo instrumento, mas não cometa gafes nesse momento. Nada de piadas que possam interpretadas de forma errada.

A criação dos conteúdos dos formatos e objetivos anteriores não param, afinal você tem uma galera que anseia por eles.

Verifique os horários de pico de acesso, dias de melhor desempenho e etc. Afinal estamos falando de estratégia de marketing digital, portanto tudo deve ser verificado se estamos nos aproximando das metas desejadas.

Uma dica importante, siga influenciadores digitais, sem preconceito, a cortesia do mundo digital, das redes sociais, principalmente quando temos conteúdos relevantes, leva a que eles sigam você de volta. Não é uma regra exata, mas pense, se o seu conteúdo cair no gosto dessa galera! Lembra quantas músicas se tornaram conhecidas por meio das comemorações do Neymar e de outros jogadores de futebol? Então não descarte essa ação.

como fazer clipes musicais

Importância da lives na divulgação da sua música.

Cara! Se estamos buscando engajamento e feedback, nada mais importante que a realização de lives nas redes sociais. Por meio delas temos a resposta do público em tempo real. Faça um calendário de lives, estabeleça um dia da semana ou período do mês, semanal, quinzenal. E depois de produzidas, as coloque na sua fã page.

Siga algumas dicas:

  • Determine a periodicidade e não fure!

  • Escolha temas a serem abordados e escreva um roteiro do que será feito.

  • Reveja sua live de forma crítica, e veja o pode ser melhorado;

  • Organize seu conteúdo temático em grupos no seu canal do You Tube.

Não esqueça da comunidade – Conteúdos exclusivos.

Sei que é muito trabalho, mas você acha que sua carreira não vale a pena? Claro que vale! Você se dedica a algo, logicamente, que você veria com bons olhos um reconhecimento por sua dedicação.

Entre tocar, produzir conteúdos, mensurar resultados, você ainda tem que achar um momento para ensaiar e se apresentar. Pois é rapaz, assim funciona uma carreira. Principalmente para quem precisa fazer de tudo um pouco. Mas nesse fervo todo, ainda temos que achar formas de interagir com os fãs, nossa comunidade e manter nossa presença e autoridade online.

Pode parecer algo complicado, como terei sempre, conteúdos exclusivos que agradem minha comunidade? Primeiro passo é programação e organização, o segundo é pensar o que você gostaria de receber. Nesse momento, você já conhece seu público e já é capaz de entender o valor que o seu trabalho tem para você e para seu público.

Vamos tratar de forma mais direta. Quias recompensas você acha que seriam interessantes a dedicação do seu público ao seu trabalho? Essas recompensas podem ter níveis e graus de excelência. Cabe ressaltar que não são apenas uma recompensa, mas um diferencial seu em relação a outros artistas. Você cuida do seu público, se mantêm conectado a eles. Desta forma não apenas, mantêm esse plug ligado, como também aumenta, intensifica essa ligação entre artista e fã.