Marketing digital vai funcionar para minha ONG? Vale a pena investir nisso? Neste conteúdo, vamos responder suas dúvidas sobre o tema, ao final você poderá comprovar o quanto vale a pena, como optar entre realizar sua ação ou contratar uma agência.

Devo ler esse material?

como fazer marketing cultural para ONGSMarketing para ONG, parece ter parado no tempo ou até mesmo não existir para uma série de instituições em nosso país. Ainda é grande o cenário das instituições que apostam em promotores que pessoas nas ruas, utilizam de ligações telefônicas, ou até mesmo se utilizam do boca a boca como forma de promoção e conquista de apoio e doações.

Neste intuito, onde grande parte dessas organizações, ora não possua recursos para ações de divulgação ou desacredite na comunicação online, como forma de conquista de apoios, patrocínios e voluntários, que nós da Berimbau digital, escrevemos esse material. 

Então, se você deseja alavancar a divulgação dos trabalhos de sua organização social, continue lendo até o final, Que com certeza, você irá a passar a adotar o ativismo digital ou melhor o marketing digital de forma exitosa.

Marketing digital serve para minha ONG?

Com a internet, o acesso à informação se tornou infinitamente maior. O público passou a ter na palma das mãos, o direito de escolha a informação. Ao mesmo tempo as facilidades atuais de produção de conteúdo, são muito maiores devido aos avanços tecnológicos.

Anteriormente, uma instituição teria de investir em produções de vídeos caros, impressão custosa de materiais gráficos, envio de materiais pelo correio ou como já mencionado, a realização de inúmeros contatos telefônicos. Portanto, uma tarefa muito custosa para ser realizada pela maioria das instituições.

Hoje por meio das redes sociais, You Tube, Instagram entre outras. Associados a um site bem produzido. Nos da Berimbau Digital aconselhamos o uso do WordPress. Que é a ferramenta mais usada no mundo e de fácil administração. É possível com um celular e um computador, realizar projetos de marketing digital de baixo custo para sua ONG.

Nesse momento em que escrevo, dezenas, centenas de instituições realizam trabalhos importantíssimos em suas comunidades, mas estão passando por dificuldades financeiras ou precisam de voluntários e doações, E o pior, podendo haver pessoas que gostariam de ajudar mas desconhecem a sua existência e suas atividades.

Portanto, será que mesmo que de forma básica e simples, postar fotos e pequenos textos sobre suas ações nas redes sociais ou a criação de vídeos que apresentem seu trabalho, convocando a pessoas a apoiarem ou a se engajarem na sua causa, não seriam uma bela solução para você?

Desta forma, afirmamos, sim o marketing digital não apenas serve, como deve ser utilizado pela sua Ong!

2 motivos para usar marketing digital na minha Ong.

 

1 Conquista de voluntários.

O voluntariado é ponto imprescindível para realização dos projetos do terceiro setor, é por isso que as instituições mais estruturadas, estão sempre a busca de sensibilizarem um grande grupo de pessoas para sua causa.

Voluntários não é apenas mão de obra sem custo!

Infelizmente essa visão mesquinha e deturpada da função do voluntário, se faz presente em algumas cabeças. A figura do voluntário deve ser vista como de pessoas que desejam se engajar no seu trabalho por amor, desta forma, buscando desenvolver seus trabalhos de forma mais eficaz e de qualidade, como são possibilidades de ampliação de seus trabalhos.

Como usar o marketing digital para conquista de mais voluntários?

O marketing digital possui várias formas de ajudar na conquista de voluntários. Sua instituição pode utilizar desde um blog, com postagem ou uma página voltada a inscrição de voluntários, Essas páginas devem ser associadas a divulgação de postagens de imagens nas redes sociais, divulgando o processo seletivo e direcionando a página de inscrição.

Outra possibilidade é a utilização de plataformas e sites que divulgam processos de chamada de voluntários, como https://voluntarios.com.br e o https://www.atados.com.br .

Mas não basta apenas abrir chamada a voluntários, eles precisam saber que você é, o que você faz. Lembre-se o voluntário é um indivíduo sensibilizado pela sua causa. Para tanto ela não só precisa conhecer o que você faz como a veracidade das informações.

Neste ponto chegamos a necessidade da construção de uma estratégia, mesmo que mínima, de marketing social nos possíveis canais presentes na internet. Montar um blog/site, como informações sobre a instituição e com a atualização e apresentação dos trabalhos realizados, já é uma boa aposta.

Divulgar essas ações via as redes sociais, com comentários de voluntários, e principalmente dos beneficiados por seu projeto, já é a opção certeira, mas a união de todas essas ações, ai sim! Está perfeito!

2 Conquista de apoios e patrocínios.

Se a tarefa de conseguir voluntários já é difícil, o que falar de apoios e patrocínios. As possibilidades apresentadas no tópico anterior,

  • Criação de site institucional;
  • Blog;
  • Presença nas redes sociais;
  • Criação de campanhas com depoimentos de voluntários e beneficiados;

Também são válidas nesse quesito. Nossa dica consiste na criação de uma página que permita doações permanentes via o seu site por meio de ferramentas de pagamento digital ou de financiamento coletivo. O Pague Seguro possui uma opção de botões para integração no blog para doação. A plataforma Kickante tem uma opção chamada doação recorrente para projetos. Ambas bem fáceis de integrar ao seu site.

Portanto, o marketing digital pode ajudar a sua Ong na captação de recursos financeiros ou até mesmo abrir processos de contato para apoio com doação de materiais, basta nesta mesma página onde estão as doações, você colocar as informações de contato para doações.

Mas não basta apenas criar a página, novamente lembramos a você, busque divulgar suas campanhas e ações de forma integrada nas redes sociais. Crie um calendário de campanhas e dias de postagem, nada sufocante, onde você colocará imagens e vídeos relevantes e capazes de sensibilizar seu público-alvo. Utilize o Facebook e o Instagram, e coloque links de redirecionamento a página de destino.

Como organizar a estratégia de marketing digital da sua ONG.

Estamos chegando ao final da matéria, nós da Berimbau Digital, esperamos que esteja gostando de nossas dicas e informações até aqui, Mas chega de papo e vamos ver de forma básica, como você pode iniciar a sua estratégia de marketing digital para sua instituição.

Para tanto, vamos precisar de algumas coisas, dedicação, persistência e regularidade. O marketing digital pode demorar a apresentar resultados, porém, se realizado de forma pertinente, os resultados podem ser surpreendentes. Até mesmo superando nossa expectativa.

1 Defina seus objetivos

Algumas perguntas são importantes nesse momento.

  • Para o que desejo fazer? – Qual a meta, objetivo de minha campanha, aquisição de voluntário ou patrocinador? Visa apoio a toda Ong ou a um projeto específico?
  • Para quem farei? – Minha campanha se destina a pessoas que possam vir a ser voluntárias ou a empresas e pessoas que possam vir a doar para minha instituição.
  • Como farei? – Vou utilizar um texto, uma imagem nas redes sociais, farei um vídeo? Como farei esses materiais?
  • Onde farei? – Aqui vamos definir nosso canal de distribuição, site, redes sociais, plataformas de voluntariado ou de doação? Todas?
  • Quanto tempo? – Definir o período de postagens, quantos materiais vão se destinar a essa campanha, regularidade (semanal, mensal …), quando terminará.
  • Métricas? – toda ação de marketing deve possuir formas de acompanhamento e eficiência, que vão além do proposto. Exemplificando, nossa campanha visa a aquisição de 2 voluntários. Esses forma recrutados? Beleza, mas será que a eficácia de nossa campanha não poderia ter outras métricas? Como análise de acessos ao site? Análise de engajamento nas redes sociais (compartilhamento, curtidas, comentários), pode parecer exagero, dependendo dessas métricas, sua campanha pode ter conseguido um resultado maior do que você imaginava. Essas simples métricas, podem significar a ampliação do número de pessoas que conhecem o seu trabalho. Que indiretamente, mesmo não estando diretamente ligados ao seu objetivo direto, fizeram propagar sua mensagem de forma orgânica (sem propaganda paga), são embaixadores da sua instituição! Mostrando a eficácia de seu conteúdo.

2 Criando um cronograma da produção e divulgação do conteúdo.

  • Agora que temos o esqueleto organizacional, chegou a hora de produzir nosso conteúdo, para isso você deve seguir alguns passos:
  • Organize sua pauta de textos – Pense em títulos chamativos e engajantes, mais não seja piegas nem exagerado.
  • Construa um texto – Elabore um texto com um formato básico de redação, introdução, meio e fim. Mas capriche na introdução, ele será o momento de conquista do leitor. Chegando a conclusão, faça uma chamada a ação. Faça com que o leitor click no botão de doação ou se sinta motivado a preencher o formulário de inscrição. Em outros textos como divulgação de projetos, cabe convidar o leitor a conhecer mais sobre sua instituição, visitar novas páginas de projetos e ações.
  • Crie imagens impactantes – Faça uma busca em bancos de imagens gratuitas, escolha imagens relevantes a sua campanha, com um editor de fotos, Photsohop ou Gimp, ou ferramentas online como Canvas, crie uma pequena chamada a imagem.
  • Pesquise palavras – chaves relacionadas ao conteúdo – elas serão importantes na hora da postagem em seu blog. Elas permitem que os motores de busca classificarem e encontrarem seu conteúdo na hora da pesquisa.
  • Data de lançamento e Postagem – Determine um dia para o início da sua campanha e quando serão postados os conteúdos. Semanalmente, quinzenalmente. Tudo vai depender da sua capacidade de produção de conteúdos e de publicações. Como também a resposta de aceitação do publico, existem ferramentas, tanto nos sites como nas redes sociais, que mostram os horários e dias de acesso as suas postagens, assim é possível verificar o melhor momento de publicação.
  • Não esqueça do link de direcionamento ao site
  • Escolha hashgtags – No Instagram, elas garantem que pessoas interessadas no tema possam encontrar o seu conteúdo. O próprio instagram apresenta algumas opções de tags que estão em evidência na rede social.
  • Não esqueça de acompanhar os resultados – verifique a aceitação de sua campanha, quantos acessos ao site, quantos pessoas foram atingidas pelo seu post no Facebook, quantas interagiram com compartilhamentos, curtidas, quantos comentários (responda quando a todos, mesmo aos negativos), quantos coraçõezinhos no Insta.
  • Bônus Extra – Se sua instituição não possui Fan page no Facebook, somente perfil, chegou a hora de criar, se você fez um perfil no Instagram, troque para um perfil empresarial. Em ambos os casos as possibilidades de acesso, divulgação e informações são bem menos limitadas do que as do perfil comum.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas, em nosso texto, você pode aprender que o marketing digital é uma ferramenta importante para a divulgação de seus projetos, como também para conquista de voluntários e patrocinadores.

Com as dicas básicas que apresentamos anteriormente, você já poderá iniciar sua estratégia de marketing digital para o terceiro setor, para ONGs. Conquistando belos resultados para ampliação da divulgação de sua instituição e de seus trabalhos.

Mas cabe ressaltar, que o processo de realização de marketing digital, é um processo mais complexo, desde sua criação de estratégia, passando por sua realização e mensuração de resultados reais, que permitam perceber a eficácia de nossa campanha.

Mas o conteúdo presente aqui, bastará para iniciar a caminhada para o marketing social de sua ONG. Se deseja maiores informações, maior conhecimento sobre o tema, assine nossa lista de e-mails e receba a notificação sobre novos conteúdos e materiais exclusivos. Nós da Berimbau digital desejamos sucesso ao seu projeto.

Gostou da Matéria?

Receba informações de novas matérias e conteúdos diretamente no seu email.